sábado, 14 de fevereiro de 2009

No dos outros...

Prá encerrar as postagens de hoje, uma notícia que recebi por email e acabei de confirmar:
 
Governo distribuirá 15 milhões de sachês de gel lubrificante em 2009

O Ministério da Saúde gastou R$ 1,1 milhão no final do ano passado com a compra de 15 milhões de sachês de gel lubrificante que devem ser distribuídos durante o ano de 2009. O produto é indicado para o uso em relações anais de grupos mais expostos ao contágio do HIV: travestis, homossexuais e profissionais do sexo.
O gel torna o uso do preservativo mais seguro nas relações sexuais de maior atrito e maior risco de infecção, tais como são as relações anais. Nesses casos, o produto diminui as chances de a camisinha se romper, oferecendo assim proteção para os parceiros.
A primeira compra de sachês de gel foi feita em 2001, quando foram adquiridas 200 mil unidades. Segundo o Programa Nacional de DST, esse número vem aumentando, principalmente, pela ampliação do público que o recebe. Antes o insumo se destinava a travestis e outros homens que fazem sexo com homens. Hoje, mulheres no climatério e as pacientes de aids em terapia anti-retroviral – por terem menos lubrificação vaginal – também se beneficiam do produto.
Já foram adquiridos até o momento 21,2 milhões de saches de gel lubrificante – de 2001 a 2008. Desse total, a última compra foi de 15 milhões de unidades (os produtos ainda serão distribuídos sob demanda, de acordo com a necessidade de cada estado). O custo aproximado de cada unidade é R$ 0,21 (esse valor varia de acordo com cada licitação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permissão concedida! Por enquanto...