quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Ilusões de ótica: a bailarina e a espiral

Todo mundo gosta de uma boa ilusão de ótica e eu não sou diferente. Essa da bailarina é muito louca. Quem consegue vê-la girando no sentido horário é porque usa o lado esquerdo do cérebro, já quem vê-la girando no sentido anti-horário, está usando o lado direito do cérebro (ou é tudo o contrário, não importa). O lance é conseguir ver os giros nos dois sentidos e mostrar que pode usar os dois lados do cérebro. Caso não consiga na primeira olhada, insista. Feche os olhos, concentre-se e visualize-a mentalmente girando no sentido que você quer ver. Abra os olhos e... comigo funcionou. Clique na imagem.
Image Hosted by ImageShack.us
Esta outra é antiga. Já postei aqui, mas só que tinha que baixar um arquivo para visualizar, então hoje encontrei ela em flash. Prá quem não sabe, basta olhar diretamente pro centro da espiral durante 20 segundos. Depois olhe prás costas de sua mão direita e pire! Clique na imagem para começar.
Image Hosted by ImageShack.us

14 comentários:

  1. a aspiral funciona, mas se vc reparar, a bailarina gira pros 2 lados mas da' pra' notar quando isso ocorre.. marca pelo braco.. direito e esquerdo. nesse caso, nao e' ilusao de otica. (e' ilusao idiotica)

    ResponderExcluir
  2. Vou concluir que vc usou TRÊS lados do cérebro :0)

    ResponderExcluir
  3. Se observar a perna dela...muda de direção descaradamente apos cerca de 5 segundos

    ResponderExcluir
  4. A bailarina funciona, é só pensar até mesmo de segundo em segundo ela muda de posição.

    ResponderExcluir
  5. Não consegui fazer o da bailarina nem o do espiral, portanto, não acreditei muito nesses aí, me desculpe.

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso, acho que vc não usa nenhum lado cérebro, inclusive pelos seus comentários repetidos (devidamente deletados).

    ResponderExcluir
  7. É SÓ VOCÊ VER PARA O PÉ DE APOIO DELA POR UM TEMPO,QUE VOCÊ VAI VER GIRANDO PARA DOIS LADOS

    ResponderExcluir
  8. Velho, na moral, uma boa ilusão de ótica não usa flash player para fazer acontecer, como no caso acima em que o programa faz a bailarina girar e o aspiral funcionar.

    O método original (gestalt) utiliza apenas imagens, o que não foi o caso aqui.

    ResponderExcluir
  9. Tem gente achando que a bailarina muda "descaradamente" de lado após determinado tempo. Para essas pessoas, indico que façam o teste da bailarina com pelo menos 2 pessoas ao lado observando tbm. Vocês irão discordar sobre as mudanças de lado da bailarina. Mesmo seguindo atentamente o braço da bailarina, alguns não conseguem "fazê-la" mudar de lado, enquanto outros mudam a cada pequeno intervalo de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade, é bem isso mesmo, vi com mais uma pessoa e discordavamos o lado que a bailarina estava girando

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. bom de cinco 5 em 5 segndos ela muda de direçao mais se vc prestar atençao na mao dela quando gira vc vai ter e impreçao de vê-la abrir e fechar a mao.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante!!! Eu já conhecia as duas ilusões de ótica, mas só acreditava na espiral. Eu sempre via a bailarina girando pra direita, mas de repente consegui ver ela girando pra esquerda e me concentrando consegui fazer ela mudar de lado em menos de cinco segundos.

    ResponderExcluir
  13. é verdade o lado do celebro que utilizamos?????

    ResponderExcluir

Permissão concedida! Por enquanto...