Olhe bem o quadro abaixo. Na parte de cima há um triângulo formado por quatro figuras geométricas. Na parte de baixo as mesmas figuras formam um outro triângulo com as mesmas dimensões, mas com uma pequena diferença...
Como isso é possível?! (Eu sei mas não conto agora!)
O que tem de tão impressionante?
ResponderExcluirPelo que eu vejo as formas geométricas só foram posicionadas de maneira diferente.. não é isso?
Ou será que tem algum segredo que eu não estou percebendo aí?
Andou cabulando aula de geometria, né?:)
ResponderExcluirSe as figuras estão com a mesma dimensão nos dois triângulos, não tem como haver aquele espaço em branco, independente das peças estarem em outra posição. O "segredo" é outro. Preste atenção e vai descobrir.
Onde está a solução desse problema, eu já tentei até reproduzir as figuras e não encontrei a lógica .......
ResponderExcluirPOR FAVOR MATE A MINHA SEDE DE SABER
Bem, o segredo é que as peças do primeiro triângulo, apesar de muito parecidas, não têm exatamente as mesmas dimensões do segundo triângulo.
ResponderExcluirTente fazer uma reta sobre a hipotenusa (o lado inclinado) dos dois triângulos, e verá que existe uma diferença que justificará o buraco existente no segundo triângulo. Ou apenas observe os espaços em branco quadriculados em volta das figuras e também perceberá o mesmo.
Se eles fossem exatamente iguais, girando um deles 180º e unindo com o outro, formaríamos um retângulo perfeito. O que não é o caso.
Quem for bom com programas gráficos pode tentar fazer ;)
Cláudio Tavares, qual é a resposta desse problema geometrico ??? Já estou a tempos analisando, cada pessoa dá uma resposta. Qual é a correta?
ResponderExcluir