quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Dicas para economizar combustível

1. Acelere menos - O carro funciona, entre outras coisas, por causa da combustão da gasolina. Quanto mais você acelera (aumenta a quantidade de giros do motor), mais gasolina você vai queimar. Acelerar mais lentamente é uma forma de economizar gasolina.
2. Mantenha a velocidade constante - Se você conseguir estabelecer uma velocidade ótima para a via em que está, mantenha-a. Se você estiver muito rápido e precisar frear, vai ter que acelerar novamente e gastar mais gasolina nessa aceleração.
3. Semáforo fechado? Pare de acelerar - Se lá na frente o semáforo estiver fechado, tire o pé do acelerador. Ninguém precisa sair correndo para parar depois! Deixe o carro ir freando, sozinho, aos poucos.
4. Menos peso é melhor - Quanto mais pesado o carro, mais o motor terá que trabalhar e, por conseqüência, mais gasolina você vai gastar. Então, tire do porta-malas tudo o que está a mais. Não carregue besteiras.
5. Vidros fechados - Vidros abertos aumentam a resistência do ar e isso também faz com que o seu motor tenha que trabalhar mais. Se estiver calor demais, abra apenas um bocadinho.
6. Nada de ar condicionado - O ar condicionado é inimigo da economia. Deixe-o desligado. Entre deixar o vidro aberto ou ar ligado, prefira deixar o vidro aberto.

Dicas preventivas:
1. Sempre calibre os pneus - Pneus murchos, adivinhem?, aumentam o trabalho do motor. Pare de preguiça e calibre sempre. Faz bem para o carro todo, e para o seu bolso.
2. Troque as velas, os bicos injetores e os filtros de ar - Tudo isso pode fazer seu carro gastar mais gasolina. Tenha certeza de que tudo está em dia.
3. Abasteça certo - Assim que encontrar um posto que possua gasolina boa, vá sempre nele. Evite abastecer em postos desconhecidos.
4. Troca de óleo - Nem precisa falar, né? Troque regularmente, e seu carro viverá mais.

Veja todas as dicas aqui.

5 comentários:

Permissão concedida! Por enquanto...