quarta-feira, 18 de julho de 2007

Perguntas Superintrigantes (2)

Porque o 1º de abril é o dia da mentira?
Há muitas explicações sobre a origem do dia da mentira. A mais convincente diz que a brincadeira surgiu na França, em 1564, no reinado de Carlos IX. Desde o começo do século XVI o ano novo era comemorado em 25 de março. Com a chegada da primavera, as festas, que incluíam troca de presentes, duravam uma semana, terminando a 1º de abril. Mas em 1564, com a adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX decidiu que o ano novo deveria ser comemorado mesmo a 1º de janeiro. Os franceses que resistiran à mudança ou a esqueceram, mantiveram o antigo costume. Os gozadores começaram a ridicularizar esse apego, enviando aos conservadores presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo a brincadeira firmou-se na França de onde, 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí, para o mundo.

PS: Podia jurar que a origem disso vinha daqui ou daqui.

O que aconteceria com um objeto jogado em poço que atravessasse a Terra?
Se um poço de um metro de diâmetro fosse escavado através da Terra, um tijolo que caísse dentro dele teoricamente iria oscilar para sempre de uma extremidade à outra. À medida que o tijolo fosse descendo, sua velocidade aumentaria, devido à atração gravitacional. Ao passar pelo centro da Terra sua velocidade alcançaria o máximo; a partir desse ponto começaria a frear, pois então estaria sendo atraído em sentido inverso pela gravidade, até alcançar a boca oposta do poço. Dali voltaria a cair (ou a subir) como se tivesse sido jogado novamente, e assim sucessivamente.
Para que isso acontecesse, o poço ideal teria de ser feito de pólo a pólo, afim de que a rotação da Terra não interferisse no movimento; seria necessário o vácuo no interior do buraco, para que não houvesse resistência do ar; e, finalmente, o tijolo teria de ser resistente ao calor interior da Terra. Observadas essas condições, calcula-se que a viagem de um lado a outro do poço demoraria cerca de 45 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permissão concedida! Por enquanto...