quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Reduzindo várias fotos ao mesmo tempo

O maior erro das pessoas que usam câmeras digitais é com relação ao tamanho das imagens. Acontece que, por padrão, a maiorias das máquinas vêm configuradas para fotos de alta resolução. Aí você tira àquelas fotos legais e quer compartilhar com a galera, mas na hora de enviar por email, é um sofrimento, devido ao peso das imagens. Se a conexão for discada então, desista de enviar imagens de mais de 2 mb. Pensando nisso, a galera do Meio Bit criou um tutorial bacana, ensinando como redimensionar várias imagens ao mesmo tempo, utilizando o Irfanview 3.99, um software leve, fácil de usar e o melhor, gratuito. Depois disso, não será problema enviar as fotos da sua prima gostosa no reveillon ou do seu cunhado vomitando a rabanada durante a ceia de Natal.
Clique aqui para baixar o Irfanview 3.99
1 - Abra o IrFanView
2 - Entre em File > Batch Conversion/Rename...3 - Selecione as fotos a serem reduzidas. Pode ser usado os botões "Add", "Add all". Ou simplesmente arrastá-las com o mouse para dentro da caixa "Input files".

4- Uma vez selecionadas e ordenadas as fotos, é preciso escolher o destino das fotos redimencionadas. Para isso use a caixa denominada "Output directory"

5- Nesse processo é possível fazer apenas a conversão do formato da foto, do tamanho, apenas renomeá-las ou fazer os dois processos ao mesmo tempo.

6- No botão "Set advanced options" é preciso ajustar o futuro tamanho das imagens. No exemplo, coloquei 1024x768 por ser uma resolução bastante usada pelas pessoas em seus computadores.
7- Após serem feitas todas as devidas configurações clique no botão "Start".

A conversão poderá demorar algum tempo, conforme o número de fotos que você escolheu para serem redimensionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permissão concedida! Por enquanto...