Cacofonia ou cacófato, é o nome que se dá a sons desagradáveis ao ouvido formados muitas vezes pela combinação de palavras, que ao serem pronunciadas podem dar um sentido pejorativo, obsceno ou mesmo engraçado a expressão. Veja os exemplos:
- Por cada;
- Boca dela;
- Vou-me já;
- Vi-a;
- Uma mão;
- Ela tinha;
- Confisca gado;
- Vi ela;
- Como as concebo;
- Moça fada;
- Essa fada;
- Havia dado;
- Por ter me tido.
A cacofonia pode constituir-se em um dos chamados vícios de linguagem e devem ser evitados, tanto na linguagem coloquial quanto na escrita. (Fonte: Wikipedia)
Agora que você já sabe o que é cacófato, que tal dar uma lida na "poesia" O Cume e, se gostar, clique aqui para baixar essa canção tosca na voz de Falcão (o cearense, ô mané!). Para baixar no Filesend, aguarde a contagem regressiva no rodapé da página e depois clique no botão de download (2,84 mb).
O Cume
Plantei uma roseira
O vento no cume bate
A rosa no cume cheira
Quando vem a chuva fina
Salpicos no cume caem
Formigas no cume entram
Abelhas do cume saem
Quando cai a chuva grossa
A água do cume desce
O barro do cume escorre
O mato no cume cresce
Então quando cessa a chuva
No cume volta a alegria
Pois torna a brilhar de novo
O sol que no cume ardia
Oi Meu Lindinho,
ResponderExcluirPrimeiro quero parabenizá-lo pelo Blog. É dez! Virei fã, todos os dias estou acessando. Sem falar nos mínimos equívocos ortográficos. O que é uma raridade nos dias de hoje. Reparo nisso por ser estudante da língua, kkkk.
Segundo, amei o texto sobre cacofonia, além de informar você conseguiu deixar o assunto engraçado com a letra da música. Vou usá-la nas aulas de língua portuguesa. Uma delícia. Por favor, continue escrevendo assuntos relacionados à Língua Portuguesa, pois seu texto é leve e compreensível. Beijos no coração.
Rejane Abreu.
* Uma dica para suas leituras: A Língua de Eulália, de Marcos Bagno. O livro é maravilhoso! Trata com elegância a questão do preconceito linguístico, tão forte em nossa sociedade. Tenho certeza que você vai amar.
Valeu mesmo, Rê!
ResponderExcluirFaço o possível prá não cair em certos vícios de escrita, o que é quase impossível nesse mundinho virtual.
Tudo bem, eu podia tá matano, eu podia tá robano ou tomano tóchico, mas tô aqui mantendo esse espaço, onde é raro visitas ilustres como a sua.
Poderia ser pior, veja como ficaria o comentário acima em miguxês moderno:
vlw msm...re!!!!!
fassu u possiveu prah naum kai em certus vicius d escrita...u ke eh kase impossiveu nessi mundinhu virtuau......
tudu bem...eu podia tah matanu...eu podia tah robanu ou tomanu toxicu...mas tu aki mantenu essi espassu...ondi eh raru visitas ilustres komu a sua......
Que fofuxo, né?
Faço minhas as palavras da Rê. Seu blog é criativo , leve e divertido...não sou estudante da língua, mas sempre que posso tento aprender pra não assassinar nossa língua. Vou aproveitando dicas como essas.
ResponderExcluirDescobri seu blog agora...já virei fã.