domingo, 23 de setembro de 2007

Aprenda a enganar o próprio corpo

Contorne as sensações do corpo com simples atos. O corpo nos prega peças. Quando você não pode fazer xixi, sempre sente vontade. Às vezes sua garganta arranha, e você não tem acesso à farmácia no ato. Aprenda a enganar o seu corpo com estratégias fisiológicas. Não é nada de simpatia ou macumbaria, são reações confirmadas para driblar o organismo. Vamos aos fatos:

Tá com vontade de fazer xixi? Pense em sacanagem, sexo: o ato de pensar no sexo, mantém o cérebro ocupado e, com isso, o desconforto diminui. Quando a bexiga expande, um estímulo de urinar é gerado - chamado de primeiro estímulo, suportável. Esse você consegue controlar pensando em sexo. Agora, se for o segundo estímulo, que é quando a bexiga está no volume máximo, vá ao banheiro que é a única saída.

Evite a miopia: segundo estudos, miopia é resultado da genética em pouquíssimos casos. Uma das maiores causas é forçar a visão, ficando por muito tempo em frente à televisão ou computador, etc. Evite limitando o uso diário e com o seguinte exercício: feche seus olhos, contraia o corpo, respire profundamente e, após alguns segundos, expire e solte os músculos ao mesmo tempo. Apertar e soltar os músculos faz com que outros músculos - como os dos olhos - relaxem também.

Evite bolhas ao se queimar: se queimar o dedo acidentalmente no fogão, por exemplo, limpe a pele e faça uma leve pressão com a ponta de outro dedo. Assim sua pele voltará à temperatura normal, e as chances de ter bolhas diminuem. Se utilizar gelo, o alívio é maior, mas a temperatura abaixa demais, causando bolhas.

A garganta tá arranhando? Coce a orelha: ao estimular os nervos da orelha, um espasmo muscular é refletido na garganta, aliviando a coceira. Mas isso depende do tipo de coceira: se for devido ao pigarro por causa do cigarro, nem esfregando a orelha com palha de aço a irritação não passa.

Tem medo de agulha? É só tossir: tossir durante a aplicação de injeção diminui a dor provocada pela agulha, segundo alemães. Segundo eles, o ato causa um aumento repentino e temporário na pressão exercida no peito e no canal da espinha, inibindo as estruturas condutoras da sensação de dor na medula espinhal. A inibição, entretanto, é muito rápida, e só adianta no momento exato da picada. Se a injeção for intradérmica, que só gera dor na hora da picada, a dica funciona.

Tá com azia? Mude de lado na hora de dormir: pacientes que dormem virados para o lado esquerdo têm menos chances de sofrere refluxo. O estômago e esôfago são conectados em um determinado ângulo. Quando se dorme virado do lado direito, o estômago fica mais alto que o esôfago, permitindo que a comida e o ácido estomacal deslizem para a garganta. Quando você vira para a esquerda, o estômago fica mais baixo e a gravidade a seu favor.

Evite que o mundo gire quando estiver bêbado: a tontura característica quando se toma alguns drinks a mais pode ser solicionada. Basta colocar suas mãos em um lugar estável. A cóclea, órgão responsável pelo equilíbrio, flutua em um fluído que tem a mesma densidade do sangue. Conforme o álcool dilui o sangue na cóclea, o órgão se torna menos denso, confundindo o cérebro. A informação de um objeto estável fornece ao cérebro uma “segunda opinião” e você se sentirá mais equilibrado. Graças a grande sensibilidade das mãos, a tática funciona melhor do que manter os pés no chão.

Evite dor de cabeça depois de tomar muito sorvete: aquela dor característica de quando se toma muito sorvete - e rápido - pode ser evitada, bastando pressionar a língua contra o céu da boca. Os nervos da região ficam extremamente gelados, e o cérebro pensa que o cérebro também está se congelando. Quando mais pressão for aplicada contra o céu da boca, mais rápido a dor de cabeça diminui.

Coração disparado pela ansiedade? Assopre! Essa é a forma mais fácil de controlar o nervsosismo que antecede uma entrevista de emprego, reunião de negócios ou primeiro encontro: assoprar bastante em um saquinho, no dedo ou em outro lugar. Quando sofremos uma grande descarga nervosa e não estamos nos movimentando, temos uma hiperventilação. Com isso, a concentração de oxigênio no gás alveolar - localizado no alvéolo pulmonar, onde ocorrem as trocas de gases no pulmão - aumentam. Quando respiramos em um saquinho, o efeito é a diminuição da frequência cardíaca, devido à redução do oxigênio no gás alveolar. Assim a frequência cardíaca volta ao normal, sem o uso de calmantes.

Fonte: O Buteco da Net

Quer mais dicas de saúde? Clique aqui.

Um comentário:

  1. aceita parceria!!! passa la e deixa recados!! http://lango111.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Permissão concedida! Por enquanto...