quinta-feira, 12 de abril de 2007

Mosquito Tone, Teen Buzz...

Desde o ano passado, crianças e adolescentes podem contar com um som em seus celulares que não é percebido pelos adultos. O Mosquito Tone, algo como um zumbido irritante, funciona em alta frequência que pode variar na faixa de 17 até 14.4 quilohertz e costuma ser percebido apenas pelos mais jovens.
A utilidade inicial desse som veio da Inglaterra, inicialmente comercializado para espantar jovens baderneiros de lojas ou ambientes impróprios, entre eles os famosos Hoolingans (torcedores de futebol movidos a bebida e quebra-quebra), sem incomodar os adultos. Nesses equipamentos, comercializados para uso em alto-falantes, trabalha com 17 kHz.
Acontece que o enigma do som foi decifrado por um jovem americano que decidiu compartilhar a sua descoberta, que trabalha na frequência de 14.4 kHz, com alguns amigos e em pouco tempo o som virou febre entre os jovens de todo o mundo, que usam no celular para receber o aviso de uma ligação, ou mensagem, sem que os adultos acima dos 25 anos percebam. Alguns poucos conseguem perceber mesmo com idade próxima aos 30, mas até hoje não encontrei ninguém que figurasse essa exceção.
Embora várias versões do som sejam comercializadas, com diversos nomes: Mosquito Tone, Mosquitone, Teen Buzz, Mosquito Ringtone, entre outros; o que muitos não sabem é que, tendo como transferir o arquivo em .mp3 ou .wav para o celular, seja por meio de um cabo USB ou mesmo por Wireless (tecnologia de Rede Sem Fio), basta baixar o bendito mosquito para o computador e depois passar para o aparelho usando um software que gerencia a transmissão de dados entre o celular e o computador. As empresas que produzem os aparelhos de celular costumam oferecer o software junto com o aparelho, ou mesmo o download no próprio site.
Existem várias versões na internet desse "mosquito pentelho", mas o lançado pelo jovem norte-americano você só encontra em HighRing.Com. É gratuito! Entrando no site, vá na seção Download, escolha entre as versões Original e Plus, baixe o arquivo usando a opção Salvar Link Como… (para Firefox), ou Salvar Destino Como… (para Internet Explorer). Clicando direto no link, sem a opção de salvar, você executa o som no navegador. E para quem ficou na dúvida sobre o teste que fiz… não escutei nada! Que foi? Velho uma ova!!! Na foto abaixo, o "criador da mania". Clique na imagem para ir ao site e baixar o Mosquito Tone.
Image Hosted by ImageShack.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permissão concedida! Por enquanto...